Pular para o conteúdo principal

Review - Gaviões e Passarinhos (1966).

 


 

Por Calil Neto

23 de setembro de 2023.

Mais um filme visto da lista de filmes do diretor italiano Pier Paolo Pasolini. É um filme poético, com uma pegada de bom humor com o pai, interpretado por Totó, famoso comediante na Itália, e o filho, vivido por Ninetto Davoli ( famoso nos filmes do Pasolini), ambos trabalhadores proletários, que partem para uma inusitada viagem com um corvo com ideias de esquerda. O filme tem também uma pegada religiosa e tanto o pai, quanto o filho vão se "comportar" como monges religiosos e tentar catequizar os gaviões e passarinhos do título do filme. Um dos grandes momentos do filme. Quando pai e filho andam como passarinhos é demais!

Parábola de Pasolini do universo dos marginalizados e integrou o Festival de Cannes de 1966. Pasolini era de esquerda, e no terceiro ato o pai Totó come o tal do corvo de esquerda. Não sei o significado para o diretor desta atitude de Totó. O fim da esquerda? O capitalismo veio com tudo e venceu? É um filme com certeza politizado!  

Nota: 3,5 de 5,0. 

Texto do filme Teorema de Pasolini 

Texto do documentário pesquisa Comícios de Amor de Pasolini

 Textos dos filmes de Pasolini no antigo blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review – Duna (2021) e Duna – Parte 2 (2024).

  Por Calil Neto  16 de novembro de 2024  Na versão do reboot de 2021 e sua continuação de 2024, dirigidos por Denis Villeneuve ( Blade Runner 2049), temos Timothée Chalamet ( também conhecido como o personagem Wonka) como o enviado Paul Atreídes ou um novo profeta do grupo Fremen, em uma produção caprichadíssima e também épica. É uma busca por poder por parte dos Atreides, os Fremen e os Harkonnen em Arrakis, conhecida como Duna, onde está cheio de vermes submersos nas areias dos desertos. Estão todos estes grupos em buscas de especiarias. Só que tem o grupo dos bonzinhos ( não sei se posso usar este termo), os Atreides e Fremen, e o grupo dos sanguinários, os Harkonnen. Destaque para o ator sueco Stellan Skarsgård, que faz o Barão Harkonnen. Tem também o personagem de Javier Bardem, que faz Stilgar, Dave Bautista (o Drax de Guardiões da Galáxia da Marvel), que faz Rabban, o lendário Christopher Walken, que faz o Imperador no segundo filme, tem Josh Brolin ( filho do...

Blog Calil no Mundo Pop! comemora 13 anos!

  Por Calil Neto 06 de maio de 2025 O blog de cultura pop Calil no Mundo Pop! neste dia 06 de maio de 2025 completa 13 anos de existência. Obrigado a todos que o acompanham. Parabéns, blog Calil no Mundo Pop!, e obrigado a todos os leitores, todos que concederam entrevistas e participaram da história do blog. Blog, criado em 2012, com o nome Terror no Sofá ?, alterado para Calil no MUNDO POP! em 2017, escrito e editado por um jornalista e apaixonado por cinema e CULTURA POP, em um espaço que tem como foco principal o cinema fantástico (que abrange o horror, a ficção científica e a fantasia), action movies, cinema com alguma pitada de sensualidade, filmes toscos e bagaceiros, algumas comédias ou paródias, pérolas do cinema mundial e cinema europeu.

Review - Tetsuo: O Homem de Ferro (1989)

  Por Calil Neto  03 de janeiro de 2025  Finalmente pude conferir Tetsuo: O Homem de Ferro (1989). Um filme em preto e branco que há muito tempo queria assistir. É um sci-fi-horror japonês cult que tem seus fãs ao redor do mundo, dirigido e escrito por Shin'ya Tsukamoto, estrelado por Tomorô Taguchi que faz o protagonista, que é um trabalhador de um escritório que passa a ter a deformação de seu corpo e começa a se transformar em um monstro de metal. É um filme realizado em um período que o Japão passa por um caos em diversos setores da sociedade. É um filme na vida do personagem central que passa por problemas domésticos em um sociedade falida. É um filme surreal influenciado pelo cyberpunk, mesmo que este termo não estivesse popularizado na época, que aborda a questão do domínio da máquina sobre o homem, da matéria sobre o homem, ou também se formos analisar em um aspecto psicológico, os conflitos existenciais do ser humano. É um filme que adquiri um carinho especial...