Review - In Search of Darkness: Part III (2022).

 


 

Por Calil Neto

16 de outubro de 2023.

In Search of Darkness: Part III (2022) é a jornada final aos filmes de terror dos anos 80 e a conclusão da saga de documentários de filmes de terror da mesma década e a febre dos VHS. Dá continuidade à série com direção e roteiro de David A. Weiner. Aborda diversos filmes não apenas norte-americanos como italianos e asiáticos (como o da Indonésia, o bizarro Mystics in Bali)  e o momento que foi possível conferir filmes em VHS de outros países em solo americano. Depoimentos de Adrienne Barbeau, John Carpenter, Barbara Crampton, Lloyd Kaufman da Troma, Joe Dante de Gremlins e Grito de Horror, o especialista em efeitos especiais Screaming Mad George, a belíssima atriz Caroline Munro de Star Crash, Dee Wallace,  Geretta Geretta, entre outros. Segundo Dee Wallace, seu filme mais assustador de todos os tempos é O Exorcista do já saudoso William Friedkin. Vale lembrar que o documentário tem 5 horas e 15 minutos e é um prato cheio para os fãs do gênero e para quem quer se aprofundar no tema.

Entre os filmes italianos abordados estão Phenomena de Dario Argento e Zombie de Lucio Fulci., que são maravilhosos!  Fala-se também de Bruno Mattei.

Dá uma abordagem rápida sobre os filmes maravilhosos da Amicus e da Hammer, que acredito eu, que a galera de hoje não curtiria muito, mas sim o público mais veterano e fãs mesmos de filmes de terror. Os snuff movies ou filmes tidos como reais Guinea Pig e Faces da Morte também são citados. 

 


 

Os monstrinhos de Criaturas são comparados aos monstrinhos de Gremlins e Ghoulies. O filme para lá de trash Náusea Total  (Bad Taste ), primeiro da carreira de Peter Jackson, também é mencionado.

A representatividade das raças e sexualidade que não é perfeita nos filmes de horror dos anos 80 é uma das abordagens do longa- documentário. E também a presença do gênero de filmes de horror presentes em outros gêneros, como nos longas O Mágico de Oz (1939), Uma Cilada para Roger Rabbit (1988), entre outros. 

Os engraçadinhos e violentos bonecos de Puppet Master ( Bonecos da Morte ) de Charles Band não poderiam ficar de fora. O trashesco Creepozoids com a beleza de Linnea Quigley, também de Charles Band, também é mencionado.

O espanhol Paul Naschy não poderia ficar de fora da homenagem.

Nota: 4,0 de 5,0.

 

Comentários

Postagens mais visitadas