Pular para o conteúdo principal

Review – Duna (1984).

 


 

Por Calil Neto 

25 de julho de 2024 

Revi a produção Duna (1984) de David Lynch na versão extendida com quase 3 horas de duração, baseado no épico literário de Frank Herbert de 1965 com produção de Raffaella Di Laurentiis e é um trabalho de Lynch que ele nem gosta de lembrar, tamanho fracasso que o filme foi na época. Hoje se tornou um filme cult entre os fãs de sci-fi. 

Na época, Lynch detestou tanto o resultado do longa que exerceu seu direito de não ter seu nome envolvido a ele, com a direção sendo, então, creditada a Alan Smithee, o famoso, mas não mais usado pseudônimo que é sinônimo de “eu não quero ter nenhuma relação com esse lixo”. Na verdade, o ódio de Lynch foi tanto que ele exigiu que seu nome fosse também retirado dos créditos de roteirista, sendo substituído por Judas Booth, nome criado por ele que reúne nada menos do que o Judas Iscariotes (o traidor de Jesus Cristo) com John Wilkes Booth, o assassino de Abraham Lincoln. 

É um filme polítizado, que nem um Star Wars e Jornada nas Estrelas, que envolve neste caso do longa Duna, diversos grupos com diferentes interesses políticos em busca por poder e da tal especiaria que dá prolongamento à vida. Essa especiaria somente pode ser encontrada em um único planeta do universo, Arrakis, que também é conhecido como Duna. Neste planeta tem um povo, conhecido como os Fremen, que acreditam em um salvador de uma tal profecia irá livrá-los dos opressores como os Harkonnen . Paul Atreides ( Kyle MacLachlan ) vai se vingar da morte do seu pai. Paul Atreides junto com os Fremem se torna Paul Muad'Dib, e vão extinguir a especiaria tão desejada por todos. Em Duna, tem um verme gigantesco, que nem na franquia O Ataque dos Vermes Malditos, que os mocinhos do filme vão lidar. 

O especialista em efeitos especiais Carlo Rambaldi, falecido em 2012, é o responsável pela produção das incríveis criaturas (para a época !) e que eu particularmente curto até os dias de hoje. Rambaldi já trabalhou em grandes produções e clássicos como E.T: O Extraterrestre (1982), A História sem Fim (1984) . Vale lembrar que a produção tem um elenco de peso como Kyle MacLachian ( da série Twin Peaks), Patrick Stewart (da franquia para os cinemas de X-Men), Max von Sydow (o padre Merrin de O Exorcista), Sean Young (de Blade Runner), Brad Dourif (Brinquedo Asssasino), Sting ( fez parte da banda de rock The Police)  Everett McGill (Twin Peaks) e grande elenco. 

Duna só retornou em 2000 como uma minissérie de três episódios. Logo em seguida, também em formato de minissérie, tivemos Filhos de Duna, em 2003. Duna ganhou um remake em 2021, dirigido por Denis Villeneuve, e a sequência, Duna: Parte 2, em 2024, com o mesmo diretor. Será que teremos uma franquia de Duna nas telonas? 

Nota: 3,0 de 5,0. 

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review – Ou Tudo, ou Nada (1997).

  Por Calil Neto  06 de outubro de 2024  Ou Tudo, Ou Nada (1997) é um filme de comédia nostálgico para mim. Da minha época dos saudosos VHS e cheguei a alugar na locadora para assistir com a família. Eu tinha meus 14 anos de idade e fiquei fantasiado e curioso em certo aspecto com este filme. Falei para mim mesmo: será que os protagonistas deste longa britânico mostram tudo ( ficam literalmente sem roupas?) na casa de striptease? Quando a gente é adolescente, a gente esta descobrindo o mundo, e fica fantasiando a respeito de muitas coisas. Que nem aconteceu também com o filme Striptease de um ano antes de Andrew Bergman com Demi Moore e o próprio Showgirls de 1995 de Paul Verhoeven, já mencionado aqui no blog Calil no Mundo Pop! Descobertas do mundo de adolescente!   A trama é dirigida por Peter Cattaneo e se passa em Sheffield, na Inglaterra, onde seis desempregados fazem de tudo para ganhar o seu dinheirinho. Como dizia o nosso Fausto Silva no quadro Se vi...

Review – Duna (2021) e Duna – Parte 2 (2024).

  Por Calil Neto  16 de novembro de 2024  Na versão do reboot de 2021 e sua continuação de 2024, dirigidos por Denis Villeneuve ( Blade Runner 2049), temos Timothée Chalamet ( também conhecido como o personagem Wonka) como o enviado Paul Atreídes ou um novo profeta do grupo Fremen, em uma produção caprichadíssima e também épica. É uma busca por poder por parte dos Atreides, os Fremen e os Harkonnen em Arrakis, conhecida como Duna, onde está cheio de vermes submersos nas areias dos desertos. Estão todos estes grupos em buscas de especiarias. Só que tem o grupo dos bonzinhos ( não sei se posso usar este termo), os Atreides e Fremen, e o grupo dos sanguinários, os Harkonnen. Destaque para o ator sueco Stellan Skarsgård, que faz o Barão Harkonnen. Tem também o personagem de Javier Bardem, que faz Stilgar, Dave Bautista (o Drax de Guardiões da Galáxia da Marvel), que faz Rabban, o lendário Christopher Walken, que faz o Imperador no segundo filme, tem Josh Brolin ( filho do...

Blog Calil no Mundo Pop! comemora 13 anos!

  Por Calil Neto 06 de maio de 2025 O blog de cultura pop Calil no Mundo Pop! neste dia 06 de maio de 2025 completa 13 anos de existência. Obrigado a todos que o acompanham. Parabéns, blog Calil no Mundo Pop!, e obrigado a todos os leitores, todos que concederam entrevistas e participaram da história do blog. Blog, criado em 2012, com o nome Terror no Sofá ?, alterado para Calil no MUNDO POP! em 2017, escrito e editado por um jornalista e apaixonado por cinema e CULTURA POP, em um espaço que tem como foco principal o cinema fantástico (que abrange o horror, a ficção científica e a fantasia), action movies, cinema com alguma pitada de sensualidade, filmes toscos e bagaceiros, algumas comédias ou paródias, pérolas do cinema mundial e cinema europeu.