Pular para o conteúdo principal

Review – Planeta dos Macacos: O Reinado (2024).

 



Por Calil Neto 

16 de julho de 2024 

Planeta dos Macacos: O Reinado (2024), dirigidido por Wes Ball e com roteiro de Josh Friedman, Rick Jaffa e Amanda Silver, se passa muitos anos após o reinado de César, quando um jovem macaco chamado Noa ( Owen Teague ) embarca em uma jornada que o levará a questionar tudo o que lhe foi ensinado sobre o passado e a fazer escolhas que definirão o futuro de macacos e humanos. É continuação da Planeta dos Macacos: A Guerra de 2017, que fez parte de um reboot iniciado em 2011. A Fox e a Disney estão envolvidas na produção. Acredito que é a primeira produção da franquia com o nome da Disney envolvida, e estranhei a não participação de Andy Serkis, que fez o Caesar na trilogia reboot e é um especialista em captura de movimentos. 

Baseado em um romance francês homônimo, Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle, primeiro longa-metragem da franquia de mesmo nome, chegou aos cinemas em 1968, estrelado pelo nosso eterno ator de filmes épicos como Ben-Hur, Charlton Heston, e depois se transformou em um franquia de sucesso. A franquia Planeta dos Macacos possui ao todo nove filmes (este é o décimo), divididos em uma série principal de cinco longa-metragens, um remake único de 2001 e uma trilogia reboot iniciada em 2011. 


Planeta dos Macacos: O Reinado (2024) começa com o seguinte texto: 

“Por milhares de anos, os humanos dominaram o planeta. A arrogância os levou à ruina. Um vírus usado pelo Homem deu origem à uma espécie inteligente de macacos. Nos humanos deu-se um efeito oposto privando-os de inteligência e capacidade de fala. Enquanto macacos e humanos lutavam para coexistir, um macaco se destacou e sacrificou tudo pela espécie dele. Seu nome era Caesar”.

Na trama de 2024, aparece um Proximus Caesar ( Kevin Durand), que é do mal, e almeja tomar o poder do antigo Caesar e dominar o planeta e os seres humanos. Uma luta eterna entre humanos e macacos pelo poder do Planeta. Tem o Raka (Peter Macon) que é um espécie de mentor para Noa e Mae ( Freya Allan – que consegue falar – um dos poucos humanos que ainda consegue falar), e a única ser humana capaz de auxiliar Noa no combate contra o Proximus Caesar que quer conquistar todo o conhecimento humano para dominar o Homem e a Terra.  Um filme bonitinho, muito bem produzido, mas que é apenas um passatempo. Dá ideia de que será um novo reboot. Nos traz um pouco aquele clima dos filmes antigões dos anos 60 e 70. 

Ordem cronológica da franquia:• Planeta dos Macacos: A Origem (2011) • Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) • Planeta dos Macacos: A Guerra (2017) • Planeta dos Macacos: O Reinado (2024) • Planeta dos Macacos (1968) • De Volta ao Planeta dos Macacos (1970) • Fuga do Planeta dos Macacos (1971) • A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) • Batalha do Planeta dos Macacos (1973) • Planeta dos Macacos (2001)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review – Duna (2021) e Duna – Parte 2 (2024).

  Por Calil Neto  16 de novembro de 2024  Na versão do reboot de 2021 e sua continuação de 2024, dirigidos por Denis Villeneuve ( Blade Runner 2049), temos Timothée Chalamet ( também conhecido como o personagem Wonka) como o enviado Paul Atreídes ou um novo profeta do grupo Fremen, em uma produção caprichadíssima e também épica. É uma busca por poder por parte dos Atreides, os Fremen e os Harkonnen em Arrakis, conhecida como Duna, onde está cheio de vermes submersos nas areias dos desertos. Estão todos estes grupos em buscas de especiarias. Só que tem o grupo dos bonzinhos ( não sei se posso usar este termo), os Atreides e Fremen, e o grupo dos sanguinários, os Harkonnen. Destaque para o ator sueco Stellan Skarsgård, que faz o Barão Harkonnen. Tem também o personagem de Javier Bardem, que faz Stilgar, Dave Bautista (o Drax de Guardiões da Galáxia da Marvel), que faz Rabban, o lendário Christopher Walken, que faz o Imperador no segundo filme, tem Josh Brolin ( filho do...

Blog Calil no Mundo Pop! comemora 13 anos!

  Por Calil Neto 06 de maio de 2025 O blog de cultura pop Calil no Mundo Pop! neste dia 06 de maio de 2025 completa 13 anos de existência. Obrigado a todos que o acompanham. Parabéns, blog Calil no Mundo Pop!, e obrigado a todos os leitores, todos que concederam entrevistas e participaram da história do blog. Blog, criado em 2012, com o nome Terror no Sofá ?, alterado para Calil no MUNDO POP! em 2017, escrito e editado por um jornalista e apaixonado por cinema e CULTURA POP, em um espaço que tem como foco principal o cinema fantástico (que abrange o horror, a ficção científica e a fantasia), action movies, cinema com alguma pitada de sensualidade, filmes toscos e bagaceiros, algumas comédias ou paródias, pérolas do cinema mundial e cinema europeu.

Review - Tetsuo: O Homem de Ferro (1989)

  Por Calil Neto  03 de janeiro de 2025  Finalmente pude conferir Tetsuo: O Homem de Ferro (1989). Um filme em preto e branco que há muito tempo queria assistir. É um sci-fi-horror japonês cult que tem seus fãs ao redor do mundo, dirigido e escrito por Shin'ya Tsukamoto, estrelado por Tomorô Taguchi que faz o protagonista, que é um trabalhador de um escritório que passa a ter a deformação de seu corpo e começa a se transformar em um monstro de metal. É um filme realizado em um período que o Japão passa por um caos em diversos setores da sociedade. É um filme na vida do personagem central que passa por problemas domésticos em um sociedade falida. É um filme surreal influenciado pelo cyberpunk, mesmo que este termo não estivesse popularizado na época, que aborda a questão do domínio da máquina sobre o homem, da matéria sobre o homem, ou também se formos analisar em um aspecto psicológico, os conflitos existenciais do ser humano. É um filme que adquiri um carinho especial...